Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Sua forma de manter-se atualizado, On-line, E-Book, Impresso...

Área do Cliente

Notícia

Para o mercado, trabalho temporário agora é definitivo

Empresas têm apostado em trabalho temporário como "período de prova" antes de contratação efetiva

O trabalho temporário veio para ficar - e quem está atestando é o próprio mercado, que abraçou de vez a modalidade. O maior volume está no setor industrial, cuja demanda de trabalho no final do ano passado justificou a contratação de temporários. Mas especialistas em recrutamento explicam que muitas empresas não estão contratando trabalhadores como efetivos sem que antes eles passem por este “período de prova”.

Essa mudança de pensamento tem se consolidado desde novembro do ano passado, de acordo com Karina Pelanda, coordenadora de recrutamento e seleção da RH Nossa. “Foi neste momento que começou o aquecimento do mercado pelas vagas de trabalho temporário. Pelo que vivenciamos em janeiro e fevereiro de 2020, este ano será da recuperação do mercado e as pessoas precisam aproveitar as oportunidades" explica Karina.

Dois tipos de trabalho temporários

O trabalho temporário possui duas possibilidades bem claras:

- Trabalho temporário Sazonal: acontece em períodos do ano com aumento de produção, como Páscoa, Natal e Dia das Mães, por exemplo;

- Trabalho Temporário por Projetos: quando a indústria precisa de uma demanda maior de mão de obra para algum projeto como, por exemplo, a criação e lançamento de uma nova linha de computadores.

Segundo Eliane Catalano, também especialista em recrutamento da RH Nossa, essas duas vertentes são excelentes portas abertas para quem estiver disposto a trabalhar como temporário. Ela explica que o mercado, antes apreensivo com esse novo modelo de trabalho, agora já está mais confiante devido às novas leis trabalhistas: "O Governo está mais aberto para ajudar com novos modelos de contratação que estão chegando ao Brasil e as leis trabalhistas estão mais favoráveis. Essa mudança facilitou a abertura para contratação desses profissionais”.

A especialista reforça que tanto as demandas que são historicamente pontuais, quanto os projetos extraordinários, servem para que as empresas conheçam estas pessoas, com possibilidade de efetivação. “Em vez de contratar diretamente esses colaboradores, as empresas chamam como temporário para um projeto para não errar na contratação. Isso é percebido também na área logística e para vagas vagas operacionais, técnicas e administrativas”, afirma Eliane.

Agenda Tributária

Período: Abril/2020
D S T Q Q S S
   01020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Estaduais